Programa Saúde Solidária

Sobre o programa saúde solidária

O PROGRAMA SAÚDE SOLIDÁRIA é um programa de SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL, que visa a prestação de serviços em saúde para pacientes idosos, vitimas de acidentes automobilísticos, sequelas de TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) problemas motores, sequelas de AVE (Acidente Vascular Encefálico) neuromotores, que dificulta no desenvolvimento de suas AVD’s (Atividades de Vida Diária). Pacientes estes, que não tem suas necessidades atendidas e supridas devido dificuldades financeiras e sociais. O atendimento é realizado após alta hospitalar, com atendimento da área da Fisioterapia e Fonoaudiologia, com ética, humanização, através de ações voltada aos valores cristãos e as necessidades do paciente como um todo.

PORQUE PARTICIPAR DO PROGRAMA?

A proposta deste projeto está pautada na importância da ajuda solidária e amor ao próximo, levando o assistência fisioterapêutica e fonoaudiológica mínima necessária ao paciente carente. Muitos estudos apontam que atualmente o individualismo e a massa de competição devido ao mundo capitalista atual, reforça desigualdade e fomenta injustiças as pessoas que possuem menor classe social.

Por isso, o Programa Saúde Solidária em parceria com o Instituto de Formação e Prestação de Serviço em Saúde NSG, acredita que pode através do ensinamento e educação salientar valores na formação dos nossos alunos. Neste sentido que surge a necessidade de trabalhar em prol aos menores favorecidos socialmente, levando solidariedade com os pacientes. A qualidade na educação e ao serviço prestado dentro do Programa Fisioterapia Solidária é mais do que uma boa formação moral.

Sendo assim, o Programa de Fisioterapia Solidária nasceu para quebrar estes paradigmas sociais e praticar a solidariedade humana, levando o outro a se sensibilizar com as condições do próximo.

O programa conta com projetos solidários na área da saúde (fisioterapia, fonoaudiologia) com atendimentos realizados em domicílios, setor ambulatorial (Hemodiálise) e para que o programa aconteça necessitamos de recursos financeiros para os custos básicos de deslocamento, materiais, tempo, para que consigamos dar um retorno de qualidade ao paciente.

O Projeto Fisioterapia Solidária disponibiliza tratamento cinesioterapêuticos a pacientes, porém além dos benefícios da fisioterapia, vários pacientes precisariam de uma abordagem domiciliar devido as desordens funcionais causadas pela Insuficiência Renal Crônica acompanhada pelas comorbidades.

O Ir. José Valintin Lacerda (Fisioterapeuta), Coordenador Supervisor do Serviço de Fisioterapia do Hospital e Maternidade Santa Casa de Maringá, é o idealizador do Programa Fisioterapia Solidária. A Coordenadora do Programa Angela Maria Stefano, com auxílio dos fisioterapeutas voluntários e mediante convênios mantidos, os atendimentos acontecem 3 (três) vezes por semana em dois turnos diferentes da hemodiálise, atendendo por dia 24 pacientes, com a responsabilidade social e significativa, oferecendo atendimento de excelência, com compromisso e qualidade.

 

BENEFÍCIOS

 Realizamos em torno de 288 atendimentos mês aos pacientes em tratamento dialítico, tendo como objetivo promover a informação e o bem estar do profissional que nos ajuda a manter o projeto a seguir em frente integrando-o de acordo com a filosofia do programa, pois este profissional faz parte de uma grande parcela dos recursos humanos dentro da organização hospitalar. Este programa de integração ajudaria na facilitação dàs normas e rotinas visando garantir a padronização da informação e processos, conhecimentos desejáveis para o desempenho das suas devidas funções, segurança na realização dos procedimentos e ainda na redução de custos, respeitando os preceitos éticos e legais da profissão, oferecendo maior satisfação e qualidade de vida para o cliente, quanto ao serviço prestado.

Veja onde nos encontrar

Maringá - PR

Endereço: Rua Santos Dumont, 482 | CEP: 87050-100
Telefone: (44) 3040-0779
E-mail: instituto@institutonsg.com.br
Horário de atendimento: Atendimento das 8h às 18h de segunda a sexta.
(44) 3040-0779
Atendimento das 8h às 18h de segunda a sexta.